segunda-feira, 7 de novembro de 2011

EVITE FURTOS E ROUBOS NO TRÂNSITO

10 AÇÕES QUE EVITAM ASSALTOS NO TRÂNSITO.


Ficar parado em um semáforo em uma grande cidade é um enorme risco. Os assaltantes aproveitam deste momento, ainda mais quando o motorista está distraído, para agir. Mas saiba que muitas vezes é possível evitar que essas ações criminosas aconteçam. 


Conheça 10 coisas sobre evitar assaltos no trânsito.

1 – O motorista deve andar sempre com o vidro fechado, principalmente nas paradas. As janelas abertas facilitam a retirada de objetos de dentro do veículo, muitas vezes sem que o condutor perceba. Para sua maior segurança, habitue-se a dirigir com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação.
Use o cinto de segurança e acione a trava interna de todas as portas. Desta forma você estará preparado para uma freada inesperada, provocada por um obstáculo criado para fazê-lo parar, ou por arremesso de projétil contra o veículo;

2 – Não use jóias, relógios e outros acessórios chamativos. Quanto mais discreto, mais chances você tem de evitar um assalto.

3 – Não pare para auxiliar outros motoristas em lugares isolados. Caso perceba que houve algum acidente ou falha mecânica, vá diretamente procurar ajuda em uma delegacia ou posto policial.

4 – Não pare em lugares isolados por qualquer batida. Elas podem ter sido provocadas por bandidos que esperam sua parada e saída de dentro do carro para agir. A dica vale também para objetos colocados na pista que possam furar os pneus ou quebrar os vidros. Tente seguir o máximo possível até um posto de combustível ou outro lugar com maior movimento.

5 – Não deixe objetos como pacotes, mochilas e bolsas sobre os bancos. Os ladrões costumam roubar essas coisas quebrando os vidros. Prefira deixar os volumes dentro do porta-malas.

6 – Não cole na lataria adesivos que indiquem padrão social ou estilo de vida, como academias e colégios caros ou condomínios de alto padrão.

7 – Ao passar por lombadas ou valetas, veja se não há ninguém suspeito esperando sua diminuição de marcha. Também fique a uma distância segura do veículo a frente para, caso ele pare para te fechar, você consiga desviar e seguir em frente.

8 – Não se distraia com o rádio, lendo jornais ou conversando com outros passageiros. Os assaltantes aproveitam esse momento para agir. Fique sempre de olho na aproximação de outras pessoas. Um motorista atento repele o bandido.

9 – Ao estacionar, veja se não tem nenhum suspeito por perto e procure fazê-lo em locais movimentados e bem iluminados. Caso haja, dê mais uma volta ou procure uma vaga em um lugar mais movimentado. Nunca deixe as chaves no contato de seu carro, ainda que seja por alguns momentos. Levante os vidros, tranque as portas e porta-malas, mesmo que seja por 1 minuto apenas;
Não deixe expostos quaisquer objetos que esteja transportando, trancando-os no porta-malas sempre que possível. Nunca deixe dentro do carro documentos, talões de cheque, cartões de crédito, etc.;
Ao descer, certifique-se de que todas as portas estão efetivamente trancadas e não deixe vidros entreabertos; Levante os vidros, tranque as portas e porta-malas, mesmo que seja por 1 minuto apenas.
No ato de estacionar, bem como no momento em que retornar para apanhar o carro, esteja atento para a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades.


Jamais confie as chaves de seu carro aos chamados  flanelinhas ou a eventuais lavadores de automóveis, ainda que os conheça de vista. Há quadrilheiros que se valem de tais pessoas para obterem duplicatas das chaves, que depois servirão para furtar seu veículo;
Se o seu carro, depois de haver ficado estacionado na via pública, apresentar um inexplicável defeito que impeça o motor de funcionar, desconfie sempre de estranhos que se ofereçam para prestar providencial ajuda. Trata-se de malandros que querem ludibriá-lo. Chame o socorro de urgência de sua confiança;

10 – Se nada der certo, ao ser abordado fique calmo e anuncie seus movimentos para o ladrão, como “vou pegar minha carteira” ou “vou tirar o cinto”. Não faça movimentos bruscos e procure obedecer para não irritar o bandido. Lembre-se que o momento é de tensão para os dois.








Palestra sobre procedimentos de segurança no trânsito urbano. Previna-se de assaltos!
Entre em contato e agende uma visita.