terça-feira, 9 de janeiro de 2018

TERCEIRA LUZ DE FREIO? O QUE É ISSO?


Muitos proprietários de veículos desconhecem a chamada Terceira Luz de Freio. Todo automóvel tem que sair de fábrica com duas lâmpadas de freio, chamada de freio de serviço. Essas são bem conhecidas do público em geral. Mas e a terceira luz de freio? O que é isso? Onde fica? Quais são seus defeitos principais e suas características? É um acessório obrigatório? Pode resultar em infração de trânsito? 
A terceira Luz é também conhecida como “brake light” (literalmente: luz de freio) e tem como objetivo reduzir às chances de acidentes por causa da sua posição elevada em relação as outras duas lâmpadas de freio. Sua potência também ajuda nesse sentido. Tudo é uma questão de “ser visto” por outros motoristas, seja na estrada ou em vias de grandes centros.
O brake light consiste numa opção de segurança para instalação na parte traseira de um veículo. Geralmente posicionada na parte superior, tangenciando o vidro de trás, representa uma maneira de tornar mais visível para o condutor que vem por trás que o carro à sua frente está acionando os freios.
É obrigatório?
Sim. Mas somente para veículos fabricados depois da regulamentação. Em fevereiro de 2007,  foi publicada a  Resolução  227 do CONTRAN. Foi decidido que veículos fabricados a partir de janeiro de 2009 teriam que sair com o brake ligth de fábrica. Também houve a recomendação para não usar vidro muito escuro, o que poderia atrapalhar o funcionamento básico da terceira luz de freio. Evidentemente que veículos anteriores a essa resolução não são obrigados a ter o brake ligth, pois a lei no Brasil não retroage. Mas se ele foi instalado como um acessório pelo motorista, mesmo que em carros mais antigos, o bom funcionamento é obrigatório e sujeito as mesmas multas.

qual é a infração?
A infração em relação a terceira luz de freio está disposto no artigo 230, inciso XXII:
                    Conduzir o veículo:
       com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas:

        Infração - média e 4 pontos;
        Penalidade - multa de 130,16.


Fontes:

http://www.maosaoauto.com.br/2017/11/o-que-e-a-terceira-luz-de-freio/

https://hintigo.com.br/brake-light/
Postar um comentário

FAIXA DE PEDESTRE NA COR VERDE

Considerado um dos melhores códigos do mundo, o Código de Trânsito Brasileiro (1997) inovou no Brasil em diversos aspectos em relação aos...