quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO


Comemorada entre os dias 18 a 25 de Setembro, a Semana Nacional de Trânsito deste ano 2011 virá com o  TEMA: Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas.

Segundo a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, realizada no dia 02 de março de 2010, proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito.

Atualmente, segunda a ONU Atualmente, registram-se mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, atingindo de forma majoritária aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade.


Relatório da Organização Mundial de Saúde - OMS mostra que a violência no trânsito é caso de saúde pública com proporções epidêmicas. 


Em alguns países ao índice de morbimortalidade está acima do razoável. No Brasil o índice é de 18,9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Enquanto países europeu e asiático registram 5 mortes por grupo de 100 mil habitantes.


Por conta disso o Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN elegeu para a camapnha deste ano o tema Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas.


Cujo pilares a serem trabalhados são:


  • gestão nacional da segurança no trânsito;



  • infra-estrutura viária adequada;



  • segurança dos veículos;



  • comportamento e segurança dos usuários;







  • atendimento ao trauma, assistência pré hospitalar, hospitalar e à reabilitação;



  • ORLANDO MOREIRA DA SILVA
    Presidente do Contran e Diretor do Denatran

    O que famílias inteiras esperam é que o trânsito não seja mais considerado uma guerra.
    Onde a banalidade e o descaso são fato. 

    Nenhum comentário:

    O GOVERNO TE ENGANOU

      Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...