quarta-feira, 7 de novembro de 2012

AVANÇO DO SINAL VERMELHO



Avançar o semáforo na indicação vermelha não é nada agradável. Agradável digo ao outro usuário, pois ao infrator é um "sinal" de malandragem.

Ao avançar a indicação de luz vermelha do semáforo, inicia um ciclo de desrespeito, imoral e antiético. Claro que avançar nas condições que lhe forem favoráveis (um assalto por exemplo), neste caso, avançar foge à regra da boa conduta em favor da vida. Um exemplo é parar no sinal de madrugada em certos pontos da cidade onde a criminalidade é alta.) 

Fora a questão do assalto e roubos no semáforo, avançar é um comportamento extremamente perigoso. Além do acidente que pode ocorrer, que já não é legal,

pode ocorrer  também o atropelamento que pode vitimar um pedestre, pois ninguém avança o sinal com velocidade reduzida.
A Curva de Ashton, um gráfico adotado mundialmente pelos departamentos, estudiosos  e profissionais do trânsito, mostra que em um atropelamento a 35 km/h a probabilidade de o pedestre morrer é de 5%. No dobro da velocidade, 70 km/h  o índice de morte vai a 85% e a 80 km/h chega a 99%.





Na indicação do sinal amarelo do semáforo, geralmente, é interpretado pelo motorista de - acelera que dá!

A regra estabelecida para  o sinal amarelo,  é: 

Quando a luz do sinal é AMARELA
Significa: Indica o término do direito de passagem.
Ação do usuário: O usuário DEVE parar o veículo, salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança.  (No anexo II da Resolução 160 do CONTRAN)

Portanto, senhores motoristas, motociclistas, condutores de todo o tipo de veículo automotor ou elétrico, ao avançar a indicação de sinal vermelho ou aproveitar o sinal amarelo acelerando o veículo pode ser tornar algo tão perigoso a você quanto a outrem. Pense nisso!  

Avanço de sinal vermelho 
Infração gravíssima
7 pontos computados na CNH
R$. 293,47 - (VALOR DADO PELA LEI 13.281/16)


APESAR DE NÃO HAVER INFRAÇÃO EM RELAÇÃO AO AVANÇO DO SINAL AMARELO NA LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO, ELA PODE SER TIPIFICADA DE OUTRA MANEIRA, RECOMENDA-SE QUE PARA SEGURANÇA DO TRÂNSITO SIGA O QUE ESTÁ EXPOSTO NA RESOLUÇÃO 160 NO ANEXO II DO CONTRAN PARA QUE NÃO OCORRA ISSO 



Nenhum comentário:

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...