terça-feira, 30 de outubro de 2012

EXCESSO DE SINALIZAÇÃO CAUSA CONFUSÃO

Informação nunca é demais certo? Errado!
O excesso de informação poderá trazer algumas confusões e deficiências no comportamento se não assimiladas de forma correta.

No trânsito não é diferente.

O excesso de sinalização viária mais confundem os motoristas e prejudica o comportamento adequado do que orientam o fluxo. Muitas das vezes, esse excesso desorienta o condutor e paralisa o trânsito, pois ele ainda não compreendeu o que se pretende fazer, a resposta ao estímulo recebido pelos sinais dados e confunde o comportamento.

Algo tem ocorrido no Jardim da Penha, em Vitória ES. O uso excessivo de sinalização está colocando os motoristas e usuários da via de cabelos em pé.

Numa via onde se pode fazer a circulação de seguir em frente ou virar a esquerda tem aparecido uma placa dizendo que o sentido de circulação é para a esquerda. (placa R-24a) Até aí tudo bem, o problema é que o motorista para na via não entendendo os sentido e pensa que não poderá seguir em frente e causa transtorno no trânsito.

 O sinal R-24a  (que indica o sentido de circulação da via/pista) obrigando o condutor a seguir o sentido de circulação indicado, está causando certo desconforto no bairro.

Criou-se uma poluição visual por conta do excesso que poderia ser resolvido com uma simples placa de  siga em frente ou vire a direita R-25c: (Veja fotos abaixo)











Veja como está a sinalização no bairro Jardim da Penha em Vitória ES






Toda esta sinalização estão de uma esquina a outra da mesma quadra.

Post sugerido por leitor do blog. 
Fotos do leitor.