terça-feira, 30 de outubro de 2012

EXCESSO DE SINALIZAÇÃO CAUSA CONFUSÃO

Informação nunca é demais certo? Errado!
O excesso de informação poderá trazer algumas confusões e deficiências no comportamento se não assimiladas de forma correta.

No trânsito não é diferente.

O excesso de sinalização viária mais confundem os motoristas e prejudica o comportamento adequado do que orientam o fluxo. Muitas das vezes, esse excesso desorienta o condutor e paralisa o trânsito, pois ele ainda não compreendeu o que se pretende fazer, a resposta ao estímulo recebido pelos sinais dados e confunde o comportamento.

Algo tem ocorrido no Jardim da Penha, em Vitória ES. O uso excessivo de sinalização está colocando os motoristas e usuários da via de cabelos em pé.

Numa via onde se pode fazer a circulação de seguir em frente ou virar a esquerda tem aparecido uma placa dizendo que o sentido de circulação é para a esquerda. (placa R-24a) Até aí tudo bem, o problema é que o motorista para na via não entendendo os sentido e pensa que não poderá seguir em frente e causa transtorno no trânsito.

 O sinal R-24a  (que indica o sentido de circulação da via/pista) obrigando o condutor a seguir o sentido de circulação indicado, está causando certo desconforto no bairro.

Criou-se uma poluição visual por conta do excesso que poderia ser resolvido com uma simples placa de  siga em frente ou vire a direita R-25c: (Veja fotos abaixo)











Veja como está a sinalização no bairro Jardim da Penha em Vitória ES






Toda esta sinalização estão de uma esquina a outra da mesma quadra.

Post sugerido por leitor do blog. 
Fotos do leitor.

3 comentários:

naldo disse...

Simples se fosse formado em auto escola que realmente ensinasse o correto não haveria dúvidas alguma.

naldo disse...

Quanto em seu comentário, já mostra um desconhecimento nesta questão e no manual de sinalização, pois tal sina citado de sinal siga em frente ou vire para esquerda ou mesmo direita, tais sinais segundo ao manual de sinalização NAO PODEM regulamentar sentido de via. Afirmo que o manual está certo que as auto escola e diversos que se dizem conhecedores de trânsito encima ERRADO.

naldo disse...

Tenho um artigo bom para vc caso queira manda um convite no meu email

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...