segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ESTRATÉGIA



Estratégia (do grego antigo στρατηγία: stratēgia, tendo significado de a arte de liderar uma tropa; comandar). O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.
Atualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial. A estratégia passou a fazer parte nos negócios, sendo o conjunto de objetivos da empresa e a forma de alcançá-los.
A direção estratégica está relacionada com os objetivos que a empresa deseja atingir num determinado espaço de tempo. Deste modo, é muito difícil existir uma conceitualização da direção estratégica, sem existirem 3 significados;
• Visão • Missão • Objetivo

Qual a VISÃO da seu CFC? Qual a MISSÃO de seu CFC? E quais os OBJETIVOS de seu CFC?

Uma estórinha...
Um homem de idade vivia sozinho em Minnesota. Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho que normalmente o ajudava nesta tarefa estava na prisão. O homem então escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando do seu problema: “querido filho estou triste porque ao que parece não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo porque sua mãe sempre adorava flores e está na época do plantio. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar com o jardim, pois está na prisão. Com amor. Seu pai”.
Pouco tempo depois o pai recebeu o seguinte telegrama:
Pelo amor de Deus, pai não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos.
Às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreve uma carta para o filho contando o que acontecera. Esta foi a resposta: “Pode plantar seu jardim agora, pai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento”.
ESTRATÉGIA É TUDO PARA UM GESTOR... E PARA PROFISSIONAIS COMPETENTES.
Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que parecem impossíveis.
Assim, é importante repensar nas pequenas coisas que muitas vezes nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas vidas e carreiras. ”Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional”.
Portanto, se sua empresa ou sua vida profissional não tiver uma visão, uma missão ou um objetivo, você está numa barco sem leme e sem capitão.


Estória copiada de Walderi da Silva

QUAL A CONSEQUÊNCIA? PRIMEIRA PARTE

O trânsito não é mais como era antigamente.  Antes, até pouco tempo atrás, poderíamos dirigir e beber, fumar, comer, andar com as...