domingo, 11 de março de 2018

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


Você sabe o que é desenvolvimento profissional?

Muita gente já ouviu falar de desenvolvimento profissional  e muitas outras não sabem que isso existe.

E planos de desenvolvimento profissional, já ouviu falar?

Algumas pessoas sim e por conta disso, aplicam em seu desenvolvimento profissional e dão um "upgrade" na vida profissional e pessoal.

Desenvolvimento profissional

desenvolvimento profissional é um processo reflexivo e contínuo que se preocupa com as necessidades pessoais do profissional, neste caso especifico, falaremos do desenvolvimento profissional do instrutor de trânsito e dos diretores (geral e de ensino).

O desenvolvimento profissional pressupõe uma aprendizagem ao longo de toda a carreira, em contextos diversificados, em que o profissional assume um papel fundamental, sendo as suas potencialidades valorizadas. 

A priori, o profissional que se preocupa com seu desenvolvimento profissional, ele pensa em sua colocação de forma efetiva e diferenciada no mercado de trabalho. 

Segundo o Portal IBC, "Alcançar o crescimento profissional, é um anseio de todas as pessoas." e "Com a alta competitividade do mercado, é imprescindível que todos os profissionais estejam em desenvolvimento contínuo e, principalmente, permaneçam preparadas para as oportunidades repentinas que surgem."

Neste ponto, "O desenvolvimento profissional envolve a capacidade de compreender inteiramente o trabalho que executa e como pode melhorá-lo. Trata-se de desenvolver as competências necessárias para assumir um cargo — carreira — da forma mais eficaz possível garantindo uma evolução continuada. Com tantas mudanças acontecendo todos os dias, seja na economia, seja na legislação ou mesmo com os avanços da tecnologia, é importante desenvolver um conjunto de habilidades para manter a excelência na carreira mesmo diante de cenários incertos."

Assim, quando tratamos do profissional que trabalha na área do trânsito, seja ele, instrutor, diretor, recepcionista, secretária, capacitor; o importante é entender o mercado de seu trabalho, seu público e a responsabilidade de seu cargo ou função dentro desse universo chamado prestação de serviços educacionais.

Não basta somente o referido curso de Capacitação para Instrutor de Trânsito ou de Diretor, ou ainda, no caso do examinador, o curso de Examinador de Trânsito. Qualquer profissional que pretende ter exito nas relações pessoais e profissionais, precisam sair da zona de conforto e trabalhar seu desenvolvimento profissional.

Neste caso temos dois viés, a sabe, o desenvolvimento focado na empresa, no ambiente de trabalho, com cursos e treinamentos "stricto" e o autodesenvolvimento profissional e pessoal, "lato"

Desenvolvimento profissional stricto
Quando tratamos do desenvolvimento na modalidade "stricto" (isto é, restrito), este é focado na missão, visão e foco da empresa. A própria entidade se vê na necessidade de ofertar um melhor serviço para seus clientes e por conta disso, promove o desenvolvimento do seu corpo funcional no objetivo de melhorar o atendimento e ter como resultado a receptividade do público em seus serviços prestados. Neste caso, o desenvolvimento está relacionado aos anseios empresarial, em como atingir seus objetivos e melhorar sua colocação no mercado em que está inserido e melhorar sua posição com a clientela e consequentemente conquistar mais clientes. 

Desenvolvimento profissional lato

Em se tratando o desenvolvimento no sentido "lato" (isto é, geral), o profissional, pensa em seu desenvolvimento no mercado e não apenas na empresa. Claro, que toda sua investidura no autodesenvolvimento, automaticamente, terá efeitos imediatos em seu local de trabalho, isso refletirá em melhor condição de trabalho, visão ampla profissional, um comportamento diferenciado em relação a maioria, satisfação pela autorrealização, etc.
"Desenvolvimento significa o aumento das capacidades ou das possibilidades, pois podemos desenvolver o nosso potencial. Quando falamos em autodesenvolvimento, estamos entendendo que o indivíduo assuma, ele mesmo, a responsabilidade por este processo evolutivo, através da busca pessoal de recursos e condições, que lhe permitam reconhecer que hoje está “melhor” (em qualquer aspecto) que ontem, e ter a certeza de que, amanhã, estará melhor que hoje." (RH - Portal)

Portanto, a ASSINTRAN - Associação dos Instrutores de Trânsito e Diretores e trabalhadores de CFC, no âmbito do estado do Espírito Santo está promovendo cursos e treinamentos para desenvolvimento profissional de seus associados.
São diversos cursos e treinamentos tais como:
- Relacionamento Interpessoal - focado no atendimento ao cliente/aluno;
- Direitos do Consumidor;
- Direção Defensiva;
- Atualização da Legislação de Trânsito;
- Ética profissional;
- Técnicas Didático-pedagógica
- Ferramentas para Desenvolvimento Profissional (strito e lato);

Conheça algumas das qualidades mais buscadas no universo corporativo, e saiba como direcionar seus esforços na busca pelo desejado sucesso:

Resiliência e Flexibilidade

Mudanças e adversidades estarão sempre presentes na vida e na carreira. Portanto, a habilidade de lidar bem com situações que lhe tirem da zona de conforto é um fator indispensável. Mais do que isso, é preciso ter a capacidade de evoluir e obter aprendizado com as experiências, por mais difíceis que sejam, fazendo delas oportunidades de crescimento.

Foco

Este é um elemento essencial para o crescimento na carreira. O profissional pode ser flexível e adaptável as mudanças, mas também deve sempre manter o foco em direção aos seus objetivos.

Habilidades interpessoais

Busque causar uma boa impressão, seja agradável, colabore com os colegas, tenha uma comunicação efetiva, ouça mais, valorize as relações, seja tolerante, elogie, reconheça e agradeça.

Entusiasmo e Motivação

Automotivação e entusiasmo são indispensáveis para o crescimento de qualquer profissional, uma vez que o estimula a cumprir as tarefas com qualidade e efetividade, além de engajar-se na realização destas, dedicar-se ao seu sucesso e manter um ambiente agradável.

Profissionalismo

Encare os desafios, demandas, datas e prazos com maturidade e dedique-se em desempenhar bem cada tarefa. Mantenha o foco, evite o excesso de brincadeiras, fofocas e utilização de redes sociais durante o trabalho.

Trabalho em equipe

Esteja aberto a compartilhar seus conhecimentos, a ouvir na essência e aprender com os colegas e superiores. Evite comportamentos individualistas, colabore com o grupo e esteja disposto a dividir o sucesso dos projetos.


Fonte:

Portal IBC - http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/como-alcancar-crescimento-desenvolvimento-profissional-organizacao/

Asas Desenvolvimento Humano - http://asasdh.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-desenvolvimento-profissional-e-pessoal/

RH Portal - http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/autodesenvolvimento-voc-s-depende-de-voc/

Nenhum comentário:

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...