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EM QUAL VEÍCULO EU DEVO APRENDER?

Segundo a Resolução 168/2004 do CONTRAN, o exame é composto de duas etapas, quais sejam:

I – estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis; 
II – conduzir o veículo em via pública, urbana ou rural. 

No requisito estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis, temos a seguinte configuração:

§1º A delimitação da vaga balizada para o Exame Prático de Direção Veicular, em veículo de quatro ou mais rodas, deverá atender as seguintes especificações, por tipo de veículo utilizado:

a) Comprimento total do veículo, acrescido de mais 40 (quarenta por cento) %; 
b) Largura total do veículo, acrescida de mais 40 (quarenta por cento) %. 

O que isso significa na prática do candidato à Primeira Habilitação?

Muita coisa! Principalmente em relação ao veículo em que ele irá aprender a dirigir.

Cada veículo tem uma dimensão especifica e diferente do outro, ainda que sejam eles chamados de "veículos populares"

Antigamente, era quase padrão as autoescolas usarem o automóvel UNO da FIAT.
No entanto, hoje, há uma diversidade de marcas e modelos de veículos usados em autoescolas, tais como C3 da Citroen; Celta  e Ônix da Chevrolet; novo UNO da FIAT; Gol da WV; Pálio da FIAT; Ford KA; e até mesmo como carros importados como Camaro, Peugeot e entre outras marcas de luxo e semi-luxo.

 



Todos sabem que o candidato precisa ser avaliado conforme o veículo no qual ele foi submetido ao aprendizado, salvo por motivo de força maior. 

Mas o que muita gente não sabe é que na prova prática, quando ele for fazer a baliza, deve ser conforme o que determina a alinea "a" e "b" do artigo 16 da Resolução 168/2004 do CONTRAN, que este candidato seja avaliado no cumprimento de seu veículo acrescido de 40 % do comprimento e 40% da largura.

a) Comprimento total do veículo, acrescido de mais 40 (quarenta por cento) %; 
b) Largura total do veículo, acrescida de mais 40 (quarenta por cento) %. 

 Pois bem, então vejamos:

Qual é a largura e o comprimento do veículo no qual você está aprendendo a dirigir, Você sabe?


Se não sabe? Não esquenta, muita gente não sabe. Mas para que seus direitos sejam mantidos, principalmente na hora da prova, você, candidato precisa saber o tamanho exato para que na hora da baliza seja aplicada o exame NA MEDIDA QUE A NORMA LHE CONFERI.



Veja abaixo a largura e comprimento dos veículos mais usados em autoescolas pelo Brasil:


Modelo
Comprimento
Largura
Classic
4.152 mm
1.768 mm
Onix
3.930 mm
1.964 mm
Novo Uno
3.810 mm
1.636 mm
Palio
3.875 mm
1.704 mm
Gol G4
3.931 mm
1.902 mm
Fox
3.823 mm
1.901 mm
CrossUp
3.628 mm
1.914 mm
C3
3.944 mm
1.708 mm
Etios Hatch
3.884 mm
1.695 mm



Não parece nada poucos centímetros de diferença não é mesmo? Mas para um candidato cada centímetro é tudo na baliza.

Exemplo: 

Quando você faz a sua prova num veículo Pálio (3.87 x 1.70), a baliza deve ficar na seguinte disposição:  5.41  x 2.38.

Agora, imagina que o candidato de outra autoescola faça o exame logo depois de você em um outro veículo, o ônix da Chevrolet? vejamos: 3.93 x 1.96  = Baliza - 5.50 x 2.74.

A desproporcionalidade é enorme entre os dois candidatos.

Conclusão, é  preciso redimensionar a baliza para cada tipo de veículo.

E ISSO NÃO É OPÇÃO É OBRIGAÇÃO DO DETRAN PARA PODER AVALIAR DE MANEIRA IGUALITÁRIA. JÁ QUE NÃO HÁ UM PADRÃO DE VEÍCULO


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