Segundo a Resolução 168/2004 do CONTRAN, o exame é composto de duas etapas, quais sejam:
I – estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis;
II – conduzir o veículo em via pública, urbana ou rural.
No requisito estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis, temos a seguinte configuração:
§1º A delimitação da vaga balizada para o Exame Prático de Direção Veicular, em veículo
de quatro ou mais rodas, deverá atender as seguintes especificações, por tipo de veículo
utilizado:
a) Comprimento total do veículo, acrescido de mais 40 (quarenta por cento) %;
b) Largura total do veículo, acrescida de mais 40 (quarenta por cento) %.
O que isso significa na prática do candidato à Primeira Habilitação?
Muita coisa! Principalmente em relação ao veículo em que ele irá aprender a dirigir.
Cada veículo tem uma dimensão especifica e diferente do outro, ainda que sejam eles chamados de "veículos populares"
Antigamente, era quase padrão as autoescolas usarem o automóvel UNO da FIAT.
No entanto, hoje, há uma diversidade de marcas e modelos de veículos usados em autoescolas, tais como C3 da Citroen; Celta e Ônix da Chevrolet; novo UNO da FIAT; Gol da WV; Pálio da FIAT; Ford KA; e até mesmo como carros importados como Camaro, Peugeot e entre outras marcas de luxo e semi-luxo.
Todos sabem que o candidato precisa ser avaliado conforme o veículo no qual ele foi submetido ao aprendizado, salvo por motivo de força maior.
Mas o que muita gente não sabe é que na prova prática, quando ele for fazer a baliza, deve ser conforme o que determina a alinea "a" e "b" do artigo 16 da Resolução 168/2004 do CONTRAN, que este candidato seja avaliado no cumprimento de seu veículo acrescido de 40 % do comprimento e 40% da largura.
a) Comprimento total do veículo, acrescido de mais 40 (quarenta por cento) %;
b) Largura total do veículo, acrescida de mais 40 (quarenta por cento) %.
Pois bem, então vejamos:
Qual é a largura e o comprimento do veículo no qual você está aprendendo a dirigir, Você sabe?
Se não sabe? Não esquenta, muita gente não sabe. Mas para que seus direitos sejam mantidos, principalmente na hora da prova, você, candidato precisa saber o tamanho exato para que na hora da baliza seja aplicada o exame NA MEDIDA QUE A NORMA LHE CONFERI.
Veja abaixo a largura e comprimento dos veículos mais usados em autoescolas pelo Brasil:
Modelo
|
Comprimento
|
Largura
|
Classic
|
4.152 mm
|
1.768 mm
|
Onix
|
3.930 mm
|
1.964 mm
|
Novo Uno
|
3.810 mm
|
1.636 mm
|
Palio
|
3.875 mm
|
1.704 mm
|
Gol G4
|
3.931 mm
|
1.902 mm
|
Fox
|
3.823 mm
|
1.901 mm
|
CrossUp
|
3.628 mm
|
1.914 mm
|
C3
|
3.944 mm
|
1.708 mm
|
Etios Hatch
|
3.884 mm
|
1.695 mm
|
Não parece nada poucos centímetros de diferença não é mesmo? Mas para um candidato cada centímetro é tudo na baliza.
Exemplo:
Quando você faz a sua prova num veículo Pálio (3.87 x 1.70), a baliza deve ficar na seguinte disposição: 5.41 x 2.38.
Agora, imagina que o candidato de outra autoescola faça o exame logo depois de você em um outro veículo, o ônix da Chevrolet? vejamos: 3.93 x 1.96 = Baliza - 5.50 x 2.74.
A desproporcionalidade é enorme entre os dois candidatos.
Conclusão, é preciso redimensionar a baliza para cada tipo de veículo.
E ISSO NÃO É OPÇÃO É OBRIGAÇÃO DO DETRAN PARA PODER AVALIAR DE MANEIRA IGUALITÁRIA. JÁ QUE NÃO HÁ UM PADRÃO DE VEÍCULO
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