Pular para o conteúdo principal

SITUAÇÃO DE RISCO OU DE PERIGO NO TRÂNSITO PODEM SER EVITADAS?

Primeiramente vamos conhecer os termos:

Perigo é toda situação ou condição geradora de risco com probabilidade de causar danos e lesões.

Risco é a situação em que há probabilidade de dano pela exposição ao perigo.

Sendo o perigo a fonte geradora ( O ambiente) de dano e o risco é a exposição (comportamento) a essa fonte.

O trânsito por si só é uma fonte geradora de perigo e a exposição a essa fonte é o risco que cada usuário se expõe ativamente e esse risco pode aumentar de grau dependendo da maneira em que o usuário se expõe.

A questão é: Tem como evitar ou pelo menos, diminuir a exposição a esse risco?

Sim. Tem como diminuir e até mesmo de evitar situações de risco no trânsito.

Vamos em parte. 

Trânsito é a fonte geradora de perigo. Só o fato de estar em trânsito já é de certa forma perigoso. Mas, ainda que seja perigoso, o que vai acionar o gatilho é a exposição a essa fonte.

Saber se comportar diante de uma fonte geradora de perigo é de suma importância.

Veja os comportamentos que aumentam o grau de risco nessa fonte:

O comportamento negligente, imprudente, despreocupado, agressivo são tipos de comportamentos que aumentam o grau de risco e que geram danos que muitas das vezes são irreparáveis.

Qual o comportamento que diminui ou evita a exposição do risco?

O Comportamento preventivo.

Dirigir de forma Preventiva evita e diminui a potencialidade do risco



PREVENTIVA - evitar que algo aconteça - que tem por finalidade utilizar um comportamento preventivo contra alguma coisa ou alguém que possa num momento futuro ser um agente agressivo. A Direção Preventiva“ Que deve ser a atitude permanente de qualquer condutor para evitar acidentes,” seja em pequenos percursos ou em viagens longas. O condutor preventivo está sempre disposto a evitar qualquer situação que ponha sua conduta em condição de risco, protegendo seus passageiros, carona, veículo, a terceiros e a sua própria vida. A Condução Preventiva é uma evolução da Direção Defensiva. Praticamente é a preparação do condutor para não entrar em situações de risco. Ela é essencialmente comportamental e como o nome já diz, previne de antemão, circunstancias consideradas favoráveis ao acidente ou colisão.

Conduzir preventivamente é conduzir com responsabilidade mútua, pensando sempre na coletividade e de antemão se adequa as situações potencialmente perigosas e de risco e não se importando de quem esteja errado. A atitude sempre será de manter um comportamento seguro.

Exemplo:

Imagine que você vá dirigir seu veículo hoje em curta viagem, depois de um dia intenso de trabalho. De maneira Preventiva, você avalia se é necessária esta viagem, apesar de ser uma viagem curta. Você analisa as suas condições físicas (sono, cansaço ou irritado), condições da via, do tempo e faz todo um planejamento, e até mesmo em não viajar, você planejou e decidiu pra outro dia. Isso é comportamento preventivo.


clique no link para adquirir o livro do professor especialista em trânsito

https://www.clubedeautores.com.br/book/159560--CONDUCAO_PREVENTIVA#.Wbfro7J97IU










Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ROTATÓRIAS NO EXAME DE PRIMEIRA HABILITAÇÃO

Como fazer? Devo usar a seta pra direita ou esquerda quando entrar na rotatória? E quando circular por ela, aciono a seta pra esquerda ou não precisa? E quando sair da rotatória, aciono a seta pra que lado?
Essas são algumas de muitas dúvidas que  candidatos à Primeira Habilitação e pra vergonha nossa, digo que até  muitos instrutores e claro, que não ficam de fora, muitos examinadores de trânsito que desconhecem as regras de circulação em rotatórias na hora de avaliação e treinamento.
Procurado por alguns candidatos a examinadores, que foram reprovados nas rotatórias, decidi  postar aqui o assunto - rotatória.
Antes de falar especificamente de rotatórias e como realizar bem o movimento nelas, sem violar as regras, vamos falar das Normas de Circulação no que se referem à mudança lateral de direção do veículo. 
          Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por me…

QUESTÕES DA PROVA PARA EXAMINADOR DETRAN/ES

FALAREMOS SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DO EXAME DO PROCESSO SELETIVO PARA EXAMINADOR DE TRÂNSITO - DETRAN/ES 2014
(Post sugerido por Candidatos a Examinador de Trânsito - Interno e Externo do Detran/ES)
1 – A suspensão do direito de dirigir ocorrerá quando o condutor atingir: A – vinte pontos no prazo de doze meses. B – vinte pontos sem limite de prazo. C – vinte e um pontos sem limites de prazo. D – vinte e um pontos no prazo de doze meses.
Resposta correta é a “A”.
Análise da resposta: Segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB  no artigo 261 e parágrafo primeiro diz que “Além dos casos previstos em outros artigos deste Código e excetuados aqueles especificados no art. 263, a suspensão do direito de dirigir será aplicada quando o infrator atingir, no período de 12 (doze) meses, a contagem de 20 (vinte) pontos.” E na resolução 182/05 no artigo terceiro e inciso I diz que: “A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:  “ sempre que o infrator atingir a contage…

CASSAÇÃO OU SUSPENSÃO DA PPD E CNH

Quando o condutor terá sua CNH suspensa?
A suspensão do direito de dirigir será aplicada em duas hipóteses: a) Quando o condutor atingir a contagem de 20 pontos ou mais em seu prontuário, em um período de 12 meses, é o caso da Suspensão por Pontuação, ou; b) Quando o condutor cometer uma infração gravíssima que estabeleça automaticamente a aplicação da suspensão do direito de dirigir, mesmo que não tenha atingido 20 (vinte) pontos em seu prontuário, ou seja, mesmo que cometa uma única infração de trânsito terá sua CNH suspensa, é o caso da Suspensão Específica.  (Exemplo: Beber e dirigir é Suspensão Específica.) Em ambos os casos o condutor terá o direito de dirigir suspenso por um determinado período e deverá fazer o curso de reciclagem para condutor infrator.
Quando o condutor terá sua CNH cassada?
A cassação da Carteira Nacional de Habilitação será aplicada em três situações: a) quando o condutor, que tiver sido penalizado com suspensão do direito de dirigir, for pego conduzindo qualquer v…