Pular para o conteúdo principal

SITUAÇÃO DE RISCO OU DE PERIGO NO TRÂNSITO PODEM SER EVITADAS?

Primeiramente vamos conhecer os termos:

Perigo é toda situação ou condição geradora de risco com probabilidade de causar danos e lesões.

Risco é a situação em que há probabilidade de dano pela exposição ao perigo.

Sendo o perigo a fonte geradora ( O ambiente) de dano e o risco é a exposição (comportamento) a essa fonte.

O trânsito por si só é uma fonte geradora de perigo e a exposição a essa fonte é o risco que cada usuário se expõe ativamente e esse risco pode aumentar de grau dependendo da maneira em que o usuário se expõe.

A questão é: Tem como evitar ou pelo menos, diminuir a exposição a esse risco?

Sim. Tem como diminuir e até mesmo de evitar situações de risco no trânsito.

Vamos em parte. 

Trânsito é a fonte geradora de perigo. Só o fato de estar em trânsito já é de certa forma perigoso. Mas, ainda que seja perigoso, o que vai acionar o gatilho é a exposição a essa fonte.

Saber se comportar diante de uma fonte geradora de perigo é de suma importância.

Veja os comportamentos que aumentam o grau de risco nessa fonte:

O comportamento negligente, imprudente, despreocupado, agressivo são tipos de comportamentos que aumentam o grau de risco e que geram danos que muitas das vezes são irreparáveis.

Qual o comportamento que diminui ou evita a exposição do risco?

O Comportamento preventivo.

Dirigir de forma Preventiva evita e diminui a potencialidade do risco



PREVENTIVA - evitar que algo aconteça - que tem por finalidade utilizar um comportamento preventivo contra alguma coisa ou alguém que possa num momento futuro ser um agente agressivo. A Direção Preventiva“ Que deve ser a atitude permanente de qualquer condutor para evitar acidentes,” seja em pequenos percursos ou em viagens longas. O condutor preventivo está sempre disposto a evitar qualquer situação que ponha sua conduta em condição de risco, protegendo seus passageiros, carona, veículo, a terceiros e a sua própria vida. A Condução Preventiva é uma evolução da Direção Defensiva. Praticamente é a preparação do condutor para não entrar em situações de risco. Ela é essencialmente comportamental e como o nome já diz, previne de antemão, circunstancias consideradas favoráveis ao acidente ou colisão.

Conduzir preventivamente é conduzir com responsabilidade mútua, pensando sempre na coletividade e de antemão se adequa as situações potencialmente perigosas e de risco e não se importando de quem esteja errado. A atitude sempre será de manter um comportamento seguro.

Exemplo:

Imagine que você vá dirigir seu veículo hoje em curta viagem, depois de um dia intenso de trabalho. De maneira Preventiva, você avalia se é necessária esta viagem, apesar de ser uma viagem curta. Você analisa as suas condições físicas (sono, cansaço ou irritado), condições da via, do tempo e faz todo um planejamento, e até mesmo em não viajar, você planejou e decidiu pra outro dia. Isso é comportamento preventivo.


clique no link para adquirir o livro do professor especialista em trânsito

https://www.clubedeautores.com.br/book/159560--CONDUCAO_PREVENTIVA#.Wbfro7J97IU










Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ROTATÓRIAS NO EXAME DE PRIMEIRA HABILITAÇÃO

Como fazer? Devo usar a seta pra direita ou esquerda quando entrar na rotatória? E quando circular por ela, aciono a seta pra esquerda ou não precisa? E quando sair da rotatória, aciono a seta pra que lado?
Essas são algumas de muitas dúvidas que  candidatos à Primeira Habilitação e pra vergonha nossa, digo que até  muitos instrutores e claro, que não ficam de fora, muitos examinadores de trânsito que desconhecem as regras de circulação em rotatórias na hora de avaliação e treinamento.
Procurado por alguns candidatos a examinadores, que foram reprovados nas rotatórias, decidi  postar aqui o assunto - rotatória.
Antes de falar especificamente de rotatórias e como realizar bem o movimento nelas, sem violar as regras, vamos falar das Normas de Circulação no que se referem à mudança lateral de direção do veículo. 
          Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por me…

UTILIZAR, MANUSEAR OU SEGURAR O CELULAR? QUAL A DIFERENÇA?

QUAIS AS CONSEQUENCIAIS LEGAIS DIANTE DO CÓDIGO DE TRÂNSITO?
Para inicio de conversa, dirigir conversando pelo celular é infração de trânsito. Agora, se você pratica algumas dessas ações abaixo, corre um grande risco de ser autuado. Vejamos:
MANUSEAR  O CELULAR
SEGURAR O CELULAR
UTILIZAR (FALAR) AO CELULAR

Diante da Lei 13.281/06, que foi publicada no dia 05/05/2016 do Diário oficial da União  e que entrou em vigor dentro de 180 dias a partir da data de sua publicação, isto é, desde de 01/11/2016, tem causado conflito até mesmo na hora da autuação. Pois, a lei, incluiu o parágrafo único no artigo 252 do CTB.
A questão que se levanta é: Será infração gravíssima falar ao celular ao conduzir veículo automotor?
Vejamos os termos da referida lei.
O artigo 252 tem como redação em caput o seguinte:
Art. 252. Dirigir o veículo: 
em seguidas há alguns incisos 
I - ...;    II - ...;    III - ...;    IV - ...; 
  V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a ma…

QUESTÕES DA PROVA PARA EXAMINADOR DETRAN/ES

FALAREMOS SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DO EXAME DO PROCESSO SELETIVO PARA EXAMINADOR DE TRÂNSITO - DETRAN/ES 2014
(Post sugerido por Candidatos a Examinador de Trânsito - Interno e Externo do Detran/ES)
1 – A suspensão do direito de dirigir ocorrerá quando o condutor atingir: A – vinte pontos no prazo de doze meses. B – vinte pontos sem limite de prazo. C – vinte e um pontos sem limites de prazo. D – vinte e um pontos no prazo de doze meses.
Resposta correta é a “A”.
Análise da resposta: Segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB  no artigo 261 e parágrafo primeiro diz que “Além dos casos previstos em outros artigos deste Código e excetuados aqueles especificados no art. 263, a suspensão do direito de dirigir será aplicada quando o infrator atingir, no período de 12 (doze) meses, a contagem de 20 (vinte) pontos.” E na resolução 182/05 no artigo terceiro e inciso I diz que: “A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:  “ sempre que o infrator atingir a contage…