quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

VOCE SABE QUAL DIREÇÃO VOCÊ PRATICA?

No mundo moderno, precisamos estar antenados, atualizados e atentos a tudo que acontece. Não somente ao que acontece ao nosso redor, com a globalização, precisamos estar atentos ao que acontece no mundo literalmente dito.

Falando em trânsito, veículos, condutores, seguros, segurança, gastos financeiros, meio ambiente, e demais coisas que envolve diretamente nossa vida em sociedade. Precisamos estar bem mais "ligados" agora do que nunca.

Nosso comportamento é que gera o trânsito em que vivemos e precisamos desse trânsito para sobreviver e deslocar com segurança. O comportamento negligente gera um deslocamento imprudente, perigoso e financeiramente ruim.

Então, precisamos nos adaptar à realidade mudando de hábitos e condicionando nosso comportamento ao um trânsito mais amigável, seguro e que não seja dispendioso.

Um comportamento dispendioso faculta um trânsito caro e de grandes perdas. 

Para que isso não aconteça é necessário conhecer algumas técnicas e aplicá-la ou condicionar seu comportamento em prol da comunidade.

Quando tratamos de trânsito, estamos nos referindo diretamente à comunidade. Seu vizinho, sua família, seus parentes, seus amigos, sua rua, seu bairro, sua cidade. 

Então, o que melhor fazer senão conhecer e crescer? 

Deixar-se viver por impulso e instintos, é, como viver pior que os animais, pois julgamos ter inteligência e raciocínio ao ponto de criar grandes invenções e conseguir dominar uma tão grande tecnologia. 

Dominar nossos impulsos e instintos é condicionar nosso comportamento. 

Veja abaixo qual comportamento você tem praticado na sua comunidade.

Direção Defensiva é uma técnica (habilidade) que aprendemos com alguns especialistas de como sair de uma situação agressiva e alto risco no trânsito. É se defender de conduta agressiva de outros usuários.

Dirigir Preventiva é um comportamento que aplico (inculcar) na minha condução, um comportamento seguro e de previsão e prevenção.

Direção Corretiva é aquela que o motorista já está numa situação de risco e precisa tomar atitudes pra tentar sair dela ileso. Lembrando que essa situação de risco é provocada com sua própria agressividade ou descuido.

Direção Agressiva é aquela que o motorista dirige ativa e imprudentemente, não se preocupando com outros usuários do sistema de viário.

Direção Descuidada é aquela em que o condutor dirige despreocupadamente (passivo) mas que causa riscos a outros integrantes do sistema viário.

(texto extraído do livro do professor Alexandre Basileis   (Direção Preventiva - Prevenir é melhor que remediar. pg 20)

Nenhum comentário:

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...