Pular para o conteúdo principal

O INSTRUTOR DE TRÂNSITO E SUA CAPACITAÇÃO DIDÁTICA E TÉCNICA.



Aqui no Brasil, para exercer a profissão de instrutor de trânsito é necesário: 

a) ter no mínimo 21 (vinte e um) anos de idade;
b) dois (2) anos de efetiva habilitação e pelo menos um (1) ano na categoria D;
c) ter concluído o ensino médio;
d) não ter cometido infração gravissima nos ultimos  60 (sessenta) dias;
e) possuir certificado de curso especifico (curso de Instrutor de Trânsito); 
f) não ter sofrido penalidade de cassação da CNH e 
g) ter participado de curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros. (Lei 12.302/10)

O Contran regulamentou o curso de Instrutor de Trânsito, que tem a carga horária de 180 horas e que têm a finalidade de capacitar profissionais e que para atingir seus fins, estes cursos devem dar condições de:

1. Ao Instrutor de Trânsito e ao Instrutor de Curso Especializado: 
a. planejar e avaliar atividades educativas do processo de formação de condutores; 
b. demonstrar flexibilidade, compatibilizando diferenças entre os candidatos e condutores; 
c. demonstrar domínio do conteúdo a ser ministrado no processo de formação, qualificação, atualização e reciclagem de condutores de veículos automotores e elétricos. 
d. ministrar aulas práticas de direção veicular, acompanhando e avaliando o desempenho dos candidatos e condutores; 
e. demonstrar domínio no processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos.  

A estrutura curricular é a seguinte:

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 16 HORAS-AULA;
DIDÁTICA 20 HORAS-AULA;
LÍNGUA PORTUGUESA 8 HORAS-AULA;
PRÁTICA DE DIREÇÃO VEICULAR EM VEÍCULO DE DUAS E QUATRO RODAS – 24 HORAS-AULA e
PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADO 20 HORASAULA

Ainda há as 92 horas que deverão ser denvolvidas em curso teórico que são:

Legislação de Trânsito –32 horas-aula;
Direção defensiva –20 horas-aula ;
Noções de primeiros socorros e Medicina de Tráfego –12 horas-aula;
Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito 12 horas-aula;
Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito – 8 horas-aula  e 
Noções sobre funcionamento do veículo de 2 e 4 rodas / Mecânica Básica - 8 hora/saula. 


Analisando o curso de Instrutor de Trânsito de outros países, na Espanha por exemplo, não menciona a palavra Instrutor e sim, professor e também há requisitos para ingresso no curso e para exercício da profissão que são:

Ter Ensino Médio ou técnico;
Ter habilitação em categoria B e no minimo dois anos;
Ser aprovado em testes psicofísicos e psicotécnicos;

(Psicofísica, é a área da ciência que estuda as relações entre as sensações subjetivas e os estímulos físicos e estabelece relações quantitativas entre eles. (testes dados por psicólogos)

 "Atenção! Estes itens são necessários para ingressar no curso para exercer a função de instrutor teórico"

O candidato a Instrutor de Trânsito (professor), depois de todos os requisitos comprovados, Será submetido a um exame teórico e um exame de prática de direção veicular (veja que estes procedimentos são para ingressar no curso) 

Na prova teórica, o candidato a instrutor, deverá acertar 90% das 30 perguntas, senão, será eliminado do processo de ingresso no curso e no exame prático veicular para ingresso no curso, que terá um tempo mínimo de 25 (vinte e cinco) muitos, deverá o candidato a instrutor também ser aprovado.

Se aprovado na teoria e na prática veicular, o candidato estará apto para realizar o curso de Instrutor de Trânsito (para obtener certificado de aptitud de Profesor de Formación Vial.)

Sendo Aprovado, depois de comprovado documentação e exames psicofísicos e psicotécnicos e teórico e prático o candidato a instrutor, estará apto a realizar o curso Instrutor de Trânsito (de Profesor de Formación Vial)

Os candidatos fazem o curso em duas etapas: Uma à Distância e outra Presencial.

Na primeira fase EAD, para cada disciplina estudada o candidato a Instrutor fará uma avaliação dada pelo Departamento de Trânsito.

As disciplinas da primeira etapa são:

a) Normas e sinais reguladores de tráfego rodoviário.
b) As questões da segurança rodoviária, técnica e circulação econômica, meio ambiente e poluição, acidentes de trânsito, causas e fatores envolvidos na condução.
c) O Regulamento Geral de veículos e de veículos pesados, transporte de pessoas e bens, e de pessoas com prioridade especial.
d) O seguro de automóvel.
e) legislação sobre habilitação, aulas e testes de aptidão para ser realizada para obtê-lo.
f) Regras sobre os centros de formação de condução e motorista e sua regulamentação.
g) Educação e Psicologia aplicada à condução.
h) mecânica e manutenção simples de automóveis
i) o comportamento e os primeiros socorros em caso de acidente.

Sendo aprovado na primeira etapa, segue-se para a segunda, a presencial.

A fase presencial tem a duração de dez semanas, aproximadamente, e é um tempo para atribuir proporcionalmente o ensino teórico e sua aplicação praticar, de acordo com o programa preparado pelo examinadores.

Assim, depois desse processo todo é que o candidato a instrutor receberá o certificado de conclusão do curso de "Profesor de Formación Vial" (Instrutor de Trânsito.

Como podemos analisar duas realidades e dois modos destintos de capacitar os profissionais que irão formar os futuros condutores e atualizar ou reciclar os atuais motoristas.


Fonte:

Res. do Contran 358/10 - Brasil;

Resolución de 17 de diciembre de 2014, de la Dirección General de Tráfico, por la que se convoca curso para obtener certificado de aptitud de Profesor de Formación Vial;
Real Decreto 1295/2003, de 17 de octubre;

Artículo 46 del citado Reglamento Regulador de las Escuelas Particulares de Conductores;
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ROTATÓRIAS NO EXAME DE PRIMEIRA HABILITAÇÃO

Como fazer? Devo usar a seta pra direita ou esquerda quando entrar na rotatória? E quando circular por ela, aciono a seta pra esquerda ou não precisa? E quando sair da rotatória, aciono a seta pra que lado?
Essas são algumas de muitas dúvidas que  candidatos à Primeira Habilitação e pra vergonha nossa, digo que até  muitos instrutores e claro, que não ficam de fora, muitos examinadores de trânsito que desconhecem as regras de circulação em rotatórias na hora de avaliação e treinamento.
Procurado por alguns candidatos a examinadores, que foram reprovados nas rotatórias, decidi  postar aqui o assunto - rotatória.
Antes de falar especificamente de rotatórias e como realizar bem o movimento nelas, sem violar as regras, vamos falar das Normas de Circulação no que se referem à mudança lateral de direção do veículo. 
          Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por me…

QUESTÕES DA PROVA PARA EXAMINADOR DETRAN/ES

FALAREMOS SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DO EXAME DO PROCESSO SELETIVO PARA EXAMINADOR DE TRÂNSITO - DETRAN/ES 2014
(Post sugerido por Candidatos a Examinador de Trânsito - Interno e Externo do Detran/ES)
1 – A suspensão do direito de dirigir ocorrerá quando o condutor atingir: A – vinte pontos no prazo de doze meses. B – vinte pontos sem limite de prazo. C – vinte e um pontos sem limites de prazo. D – vinte e um pontos no prazo de doze meses.
Resposta correta é a “A”.
Análise da resposta: Segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB  no artigo 261 e parágrafo primeiro diz que “Além dos casos previstos em outros artigos deste Código e excetuados aqueles especificados no art. 263, a suspensão do direito de dirigir será aplicada quando o infrator atingir, no período de 12 (doze) meses, a contagem de 20 (vinte) pontos.” E na resolução 182/05 no artigo terceiro e inciso I diz que: “A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:  “ sempre que o infrator atingir a contage…

UTILIZAR, MANUSEAR OU SEGURAR O CELULAR? QUAL A DIFERENÇA?

QUAIS AS CONSEQUENCIAIS LEGAIS DIANTE DO CÓDIGO DE TRÂNSITO?
Para inicio de conversa, dirigir conversando pelo celular é infração de trânsito. Agora, se você pratica algumas dessas ações abaixo, corre um grande risco de ser autuado. Vejamos:
MANUSEAR  O CELULAR
SEGURAR O CELULAR
UTILIZAR (FALAR) AO CELULAR

Diante da Lei 13.281/06, que foi publicada no dia 05/05/2016 do Diário oficial da União  e que entrou em vigor dentro de 180 dias a partir da data de sua publicação, isto é, desde de 01/11/2016, tem causado conflito até mesmo na hora da autuação. Pois, a lei, incluiu o parágrafo único no artigo 252 do CTB.
A questão que se levanta é: Será infração gravíssima falar ao celular ao conduzir veículo automotor?
Vejamos os termos da referida lei.
O artigo 252 tem como redação em caput o seguinte:
Art. 252. Dirigir o veículo: 
em seguidas há alguns incisos 
I - ...;    II - ...;    III - ...;    IV - ...; 
  V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a ma…