Como fazer? Devo usar a seta pra direita ou esquerda quando entrar
na rotatória? E quando circular por ela, aciono a seta pra esquerda ou não
precisa? E quando sair da rotatória, aciono a seta pra que lado?
Essas são algumas de muitas dúvidas que candidatos à Primeira Habilitação e pra
vergonha nossa, digo que até muitos instrutores e claro, que não ficam de
fora, muitos examinadores de trânsito que desconhecem as regras de circulação
em rotatórias na hora de avaliação e treinamento.
Procurado por alguns candidatos a examinadores, que foram reprovados
nas rotatórias, decidi postar aqui o
assunto - rotatória.
Antes de falar especificamente de rotatórias e como realizar bem o
movimento nelas, sem violar as regras, vamos falar das Normas de Circulação no que
se referem à mudança lateral de direção do veículo.
Art. 35.
Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o
condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida
antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo
gesto convencional de braço.
Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas,
movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.
Vejamos que antes de “qualquer manobra que implique
um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara
e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu
veículo…” e que um deslocamento lateral é a transposição de faixa, movimentos
de conversão à direita, à esquerda e retornos.
Entendendo que nenhum veículo poderá fazer um
DESLOCAMENTO LATERAL, conforme especificado que o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo sem usar a seta
indicativa de direção.
Mas em rotatórias? Segue essa regra?
Mas em rotatórias? Segue essa regra?
Primeiro vejamos que são e pra que serve as rotatórias
Rotatória é um tipo de interseção. (INTERSEÇÃO = todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações.) Conforme o Manual de Medidas Moderadoras do Tráfego, rotatória é considerado uma interseção em círculo.
Rotatória é um tipo de interseção. (INTERSEÇÃO = todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações.) Conforme o Manual de Medidas Moderadoras do Tráfego, rotatória é considerado uma interseção em círculo.
Segundo o DER “rotatórias podem ser uma forma
apropriada de interseção a fim de que o tráfego que se interage tenha um
desenrolar seguro e sem grandes tempos de espera.” Sendo assim O objetivo de
uma rotatória é limitar a velocidade e organizar os fluxos de tráfego, reduzindo
conflitos e evitando os acidentes.
(A respeito da placa PARE e de Dê a Preferencia CLIQUE AQUI)
Voltando ao caso de rotatória, e entendendo que ela
é uma interseção, ainda que seja em circulo, há regras pra circular sobre ela.
De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito
Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver
em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele
deve esperar aquele que estiver circulando passar.
Mas e o uso da Seta?
Enfim, como devo sinalizar ao entrar e sair de
uma rotatória?
Entrar numa rotatória para fazer a circulação é um deslocamento lateral e sendo um deslocamento lateral há a necessidade
de comunicar o deslocamento através da seta indicativa de direção.
A seta é para sinalizar a direção a ser tomada. A seta
deve ser usada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da
rotatória ou mesmo para mudar de faixa quando circular por ela, como para entrar.
Alguns órgãos ou entidades executivo de trânsito dos Estados, interpretam as normas para circular em rotatória de acordo com o Código; onde no exame exige somente que respeite a sinalização vertical (placas) e a sinalização horizontal, (setas e/ou faixas) e que siga as Normas Gerais de Circulação e Conduta. É no caso do Detran de GO, São Paulo e Rio de Janeiro, outros, exigem nos exames a necessidade de regulamentar os procedimentos, é o caso do Detran/ES em sua Instrução de Serviço 021/14 onde menciona que:
São FALTAS GRAVES, Não
sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente. E que nas rotatórias também são cobrados tal sinalização da seguinte forma:
Nas rotatórias serão
cobradas as seguintes sinalizações:
-
Em rotatórias de tamanhos pequenos, será cobrada apenas a seta, quando o
candidato for sair para a direita.
-
Em rotatórias grandes, com obstruções físicas (praças, ilhas, etc...), onde há
o deslocamento lateral do veículo, para iniciar o sentido anti-horário, será
cobrada a seta, inicial para a direita e ao sair deste sentido, a seta para a
direita, sendo desnecessária a seta para a esquerda, haja vista que o sentido
de circulação, na rotatória, é obrigatoriamente anti-horário.
Portanto, é bom para o profissional (instrutor e/ou examinador de trânsito) ser conhecedor das regras especificas de trânsito de sua cidade e conhecerem as regras de Circulação e Conduta, que é a maneira mais correta de circular pelas vias.
Exemplos abaixo:
Nessa situação, só se faz o uso da seta para sair da rotatória.
Já nesta situação, vejamos que tem a sinalização horizontal indicando o deslocamento lateral e no lado esquerdo acima precisa da seta indicativa de direção, pois há um claro deslocamento lateral. já no lado direito abaixo, não precisa da seta pra entrar na rotatória, pois o veículo segue o sentido da via e não há um deslocamento lateral.
Nessa situação, todos os movimentos são descolamento laterais e precisam ser sinalizados.
meu parecer:
Haja vista, que a circulação da rotatória sempre é no sentido anti-horário, vejo como desnecessário o uso da seta ao entrar na rotatória, pois é sabido de todos que é pra esse sentido que ele deslocará seu veículo. No entanto, a regra do Código que está acima de meu parecer nos ensinar que sempre que houver um deslocamento lateral, deverá ser sinalizado.
Um comentário:
Para mim é apenas um subterfúgio usado pelas fiscalizações para prejudicar os motoristas aplicando-lhes multas pela falta de sinalizar a direita que esta entrando numa rotatória, pois as rotatórias são sentido anti horário, e sentido único, portando não deveria usar setas, afinal não sinalizamos que a nossa frente tem uma curva, afinal é sentido obrigatório também. Mas infelizmente alguns legisladores tem que inventar modinhas para estuprar os motoristas usando leis que fizeram sem sentido nenhum.
Postar um comentário