Pular para o conteúdo principal

O ESTADO DO ESPIRITO SANTO EM FAVOR DA VIDA

Frente Parlamentar trabalhará para reduzir número de mortes no trânsito.

Com o objetivo de debater soluções que possam contribuir para o fim da matança registrada diariamente no trânsito do Espírito Santo, o Deputado Estadual Doutor Hércules protocolizou, na tarde de segunda-feira (03/02), a “Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra os Acidentes Causados pela Combinação de Álcool e Direção”.
A Frente Parlamentar irá discutir e propor políticas públicas permanentes que visem diminuir as mortes e os acidentes de trânsito, com propostas que auxiliem na redução efetiva dos índices de acidentes, evitando que um número cada vez maior de famílias percam entes queridos.
Dados do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar constatam a dimensão do problema: somente em 2013 um motorista foi pego dirigindo sob efeito de álcool a cada duas horas no Estado. Ao todo, 4.823 condutores foram flagrados em seus veículos após fazer uso de bebida alcoólica ou outras drogas.
Números chocantes do Estado confirmam a gravidade do problema: apenas entre os dias 25 e 27 de outubro do ultimo ano, nove jovens tiveram suas vidas interrompidas no trânsito do Espírito Santo. Dados do “Mapa da Violência – Jovens” mostram ainda que em uma década a quantidade de mortes de jovens em acidentes cresceu 32,4%, dado superior à média geral.
De acordo com Doutor Hércules, a frente parlamentar recém criada irá olhar o problema de perto com realização de audiências públicas e proposição de leis que contribuam para um trânsito mais seguro. “Vamos debater a questão e unir forças para reduzir o grande número de mortes no trânsito”, convoca o Deputado.
Os seguintes deputados, além de Doutor Hércules, assinaram a Frente Parlamentar: Sandro Locutor, Cláudio Vereza, Rodrigo Coelho, Lúcia Dornellas, Roberto Carlos, Genivaldo Lievori, Marcelo Santos, Glauber Coelho, Nilton Baiano, Luiz Durão, Theodorico Ferraço, Dary Pagung e Jamir Malini.

Fonte:http://drhercules.com/frente-parlamentar-trabalhara-para-reduzir-numero-de-mortes-no-transito/ 
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ROTATÓRIAS NO EXAME DE PRIMEIRA HABILITAÇÃO

Como fazer? Devo usar a seta pra direita ou esquerda quando entrar na rotatória? E quando circular por ela, aciono a seta pra esquerda ou não precisa? E quando sair da rotatória, aciono a seta pra que lado?
Essas são algumas de muitas dúvidas que  candidatos à Primeira Habilitação e pra vergonha nossa, digo que até  muitos instrutores e claro, que não ficam de fora, muitos examinadores de trânsito que desconhecem as regras de circulação em rotatórias na hora de avaliação e treinamento.
Procurado por alguns candidatos a examinadores, que foram reprovados nas rotatórias, decidi  postar aqui o assunto - rotatória.
Antes de falar especificamente de rotatórias e como realizar bem o movimento nelas, sem violar as regras, vamos falar das Normas de Circulação no que se referem à mudança lateral de direção do veículo. 
          Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por me…

QUESTÕES DA PROVA PARA EXAMINADOR DETRAN/ES

FALAREMOS SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DO EXAME DO PROCESSO SELETIVO PARA EXAMINADOR DE TRÂNSITO - DETRAN/ES 2014
(Post sugerido por Candidatos a Examinador de Trânsito - Interno e Externo do Detran/ES)
1 – A suspensão do direito de dirigir ocorrerá quando o condutor atingir: A – vinte pontos no prazo de doze meses. B – vinte pontos sem limite de prazo. C – vinte e um pontos sem limites de prazo. D – vinte e um pontos no prazo de doze meses.
Resposta correta é a “A”.
Análise da resposta: Segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB  no artigo 261 e parágrafo primeiro diz que “Além dos casos previstos em outros artigos deste Código e excetuados aqueles especificados no art. 263, a suspensão do direito de dirigir será aplicada quando o infrator atingir, no período de 12 (doze) meses, a contagem de 20 (vinte) pontos.” E na resolução 182/05 no artigo terceiro e inciso I diz que: “A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:  “ sempre que o infrator atingir a contage…

UTILIZAR, MANUSEAR OU SEGURAR O CELULAR? QUAL A DIFERENÇA?

QUAIS AS CONSEQUENCIAIS LEGAIS DIANTE DO CÓDIGO DE TRÂNSITO?
Para inicio de conversa, dirigir conversando pelo celular é infração de trânsito. Agora, se você pratica algumas dessas ações abaixo, corre um grande risco de ser autuado. Vejamos:
MANUSEAR  O CELULAR
SEGURAR O CELULAR
UTILIZAR (FALAR) AO CELULAR

Diante da Lei 13.281/06, que foi publicada no dia 05/05/2016 do Diário oficial da União  e que entrou em vigor dentro de 180 dias a partir da data de sua publicação, isto é, desde de 01/11/2016, tem causado conflito até mesmo na hora da autuação. Pois, a lei, incluiu o parágrafo único no artigo 252 do CTB.
A questão que se levanta é: Será infração gravíssima falar ao celular ao conduzir veículo automotor?
Vejamos os termos da referida lei.
O artigo 252 tem como redação em caput o seguinte:
Art. 252. Dirigir o veículo: 
em seguidas há alguns incisos 
I - ...;    II - ...;    III - ...;    IV - ...; 
  V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a ma…