sexta-feira, 17 de maio de 2013

EXAME PRÁTICO DE DIREÇÃO VEICULAR

Hoje estive na área de prova prática do Detran/ES localizado na cidade de Vila Velha, mais especificamente no bairro Bela Vista. 

Primeiro eu  parabenizo os servidores examinadores, principalmente a Helena, coordenadora da banca, Todos que ali estão avaliado ou fiscalizando fazem um excelente trabalho. 

No entanto, quando o assunto é área de exame... é um vexame!!!



Não tem nem por onde começar e enumerar as falhas e riscos que alunos, instrutores e examinadores  estão sujeitos durante a avaliação.



Então vou começar pela espera na fila para ir pra uma outra fila até que é chamado pra o inicio da prova.

A regra é clara. Se um aluno comete infração, perde pontos ou é eliminado diretamente pela falta eliminatória. O problema é que os alunos ficam numa rua estacionados à direita, numa via onde há um cruzamento e são orientados a cruzarem a via  de onde estão para a esquerda. totalmente fora da regra de circulação e conduta e ainda expõe o aluno em risco ao cruzar a via, pois não há visibilidade alguma de quem vem em sentido contrário.

O aluno fica estacionado à direita num cruzamento...
Quando é dado o sinal pelo examinador o aluno tem que cruzar a via saindo de onde está, e cruza duas "faixas" pra sua esquerda...

 Neste momento, há um grande risco de vir um veículo em sentido contrário, como na foto abaixo e o aluno tem que parar no meio do cruzamento pra que o outro veículo passe e então  continuar a manobra.
 O aluno tem que parar no meio do cruzamento pra que o outro veículo passe e então  continuar a manobra.



Como exigir deste aluno, futuro condutor, que faça tudo certo? Como exigir que ele respeite as regras básicas das normas de Circulação e Conduta? se a prova já ensina ele fazer errado.
O segundo ponto é que não há sinalização vertical e nem horizontal na maioria das ruas onde o exame é realizado. Como avaliar um aluno sem que haja o mínimo de sinalização? Como os examinadores  irão identificar se eles conhecem a sinalização? Como os Instrutores ensinam?

Um exemplo é a rua onde se faz a baliza. não há sinalização horizontal para que o aluno se oriente, pois é essa uma das funções da linha de fluxo.




Entre tantas e tantas falhas e erros relacionados a pavimentação, sinalização e local. Será que  realmente queremos a Década de Ação pelo Trânsito Seguro 2011-2020 
e fazer um trânsito seguro e melhor? Será que iremos concluir pelo menos 50% do que pede a Resolução da ONU?

No mínimo, as condições da área de aula e prova deve ser digna para que se possa cobrar uma mudança de comportamento ao futuro motorista.

saiba mais aqui sobre a Década do Trânsito Seguro

Assista vídeos abaixo.






Nenhum comentário:

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...