quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CURSO DE RECICLAGEM PARA CONDUTOR INFRATOR

( PENALIDADE OU UM INSTRUMENTO EDUCACIONAL? )

Toda vez que vou ministrar um curso de Reciclagem para Condutor Infrator, a sensação da minha parte é sempre a mesma, uma oportunidade de atualizar os motoristas na Legislação de Trânsito, uma oportunidade de  rever atitudes e comportamentos e uma maneira de criar uma consciência cidadã.

Por outro lado entra em cena, a sensação do motorista de que foi injustiçado, penalizado e sem nenhum interesse em aprender, atualizar-se, rever atitudes ou mudar comportamento. 

Tudo isso por um motivo muito simples, o curso é tratado pela Legislação como uma penalidade. Não visa e nem foca a educação, a requalificação e nem a exploração de conhecimentos práticos.

Isso é trabalho didático e pedagógico do instrutor. E por sinal um trabalho árduo, penoso  e não reconhecido.

No curso de Reciclagem para Condutor Infrato,r  o instrutor é o alvo de toda raiva, ódio e desamor que o motorista tem com o órgão, entidade ou agente, como se nós, instrutores, fossemos parte de uma manipulação ou industria de multas e que somos a parte que tem o objetivo de consolar, suavizar ou aplacar sua ira.



Enfim, o objetivo do curso deve ser de reeducar e não punir. Deve visar a educação e não a punição.



2 comentários:

Derli Falconi disse...

Enquanto a sociedade não rever sua essência corrupta, não teremos como discernir o que é punibilidade e método educativo. Para muitos que vivem nesta sociedade com métodos laicos, com um senso de impunidade, jamais saberão distinguir um do outro "punição" e "educação". Pois os mesmos que criam as leis muitas vezes também não possuem discernimento tal, para corretamente estabelecer o que é punibilidade de um método educativo. Penso da mesma forma que o Alexandre, reciclagem deveria ser tratado de uma forma diferente pela legislação de trânsito sim, mas como um meio educativo. Uma nação que trata tudo, só com meios punitivos e não educativo,continuará neste estado laico. Para mudar este estado de coisas devemos investir maciçamente.

Anônimo disse...

Boa tarde Alexandre, o que vc me disse a respeito do recurso, que em dentro de um mês se nao houvesse resposta, a causa ja estaria ganha, pois bem, fui no detran de vitoria e o processo esta aberto ainda, desde abril, o que faço !?

LORRAINE FRANÇA

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...