sábado, 22 de outubro de 2011

O PRINCÍPIO DA SEGURANÇA.

CAPÍTULO III
DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA




Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem:
    I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas;
   II - abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias, ou nela criando qualquer outro obstáculo.


Quando se fala em usuário, normalmente vem a mente o motorista. Ele deve respeitar a sinalização, as leis, as normas, as regras, o agente, o semáforo, etc.

Quando porém, o Código diz no Art. 26. 'os usuários das vias terrestres devem' naturalmente fala de todos que fazem uso da via, que são:
*o pedestre
*o motorista
*o ciclista
*o motociclista
*o catador de papelão
*o carroceiro
Na verdade o código se refere a todos que fazem uso dela para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga; e portanto, fez uso da via é usuário.

Então, se todos somos usuário, de certo que todos temos que respeitar as regras, as normas, a sinalização, os sinais do agente, do semáforo, etc. todos estamos debaixo das normas ao acessar a via terrestre.

O princípio da segurança no trânsito é a educação no trânsito. E não há outra alternativa.

Devemos ensinar os filhos a pedirem aos seus pais que ao ingerir bebida alcoólica, que não acesse o veículo em via pública. Devemos ensinar as crianças a atravessar somente na faixa de pedestre, e onde não haver faixa esperar que o motorista o veja. devemos ensinar aos motoristas, motociclistas e  ciclistas que devem respeitar o direito do pedestre de atravessar na faixa de segurança.



Por que cada rua tem uma velocidade máxima permitida diferente da outra?
 
 


Outro dia perguntei a uma turma de motorista infrator se eles sabiam o motivo que em certas ruas a velocidade é 40km/h e em outras é 60km/h e em outras é 80km/h. E não souberam responder.

Quando falei que isso é por conta da segurança dos usuários, principalmente dos pedestres, eles ficarão atônitos dizendo que não sabiam.

Pois é! Quando o fluxo de pedestre é grande menor tem que ser a velocidade. 
Quando você acessar uma rua com a velocidade máxima permitida 40km/h é um sinal de que a segurança tem que ser mantida, avisando que ao motorista que ali há aglomeração de pedestres.

Então, 
Os usuários das vias terrestres devem:
Respeite a faixa, respeite a velocidade máxima permitida, respeite a vida.

Nenhum comentário:

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...