domingo, 5 de junho de 2011

MOTOCICLISTAS SEM PREPARO

Clique na imagem e veja reportagem Oglobo do RJ

Muito boa a reportagem e manchete de capa do Jornal local  "aTRIBUNA"  do Estado do Espírito Santo!

As razões todos já sabemos. Mas não custa nada ler e analisar, averiguar se não há nenhuma novidade para tanto despreparo.

A matéria realmente é muito boa! Alerta sobre vários erros relacionados a condução, treinamento e formação do motociclista. 

"Sem gabação nenhuma, Por isso, irei colocar em letras bem pequenas, como se fossem alguma bula de remédio ou algum item de contrato que quem  sempre assina não lê.
 "Já venho falando isso, aqui neste blog, nas salas de aula, tanto para primeira habilitação como para motoristas infratores, nas ruas com motociclitas, nos bares, nos cantos da cidade. Enfim sempre que há um link... eu falo sobre motociclista e sua maneira de pilotar, sua imprudencia e seu despreparo em pilotar." 

E não poderia deixar de parabenizar, como já fiz outras vezes, esse jornal, sobre a contagem que se faz desde o inicio do ano. e que hoje já está em 83 mortos. ( detalhe: estamos no meio do ano.)

Enfim, o União (DENATRAN), o Estado (DETRAN), o município (D.M.T.), nas suas competências, se não agirem de forma certa sobre isso, a cada ano aumentará mais e mais os números de acidentes, pois o crescimento de motocicletas é inevitável nas vias. Vejam  outro post detalhado

E cada qual com sua parte. Se queremos de fato mudar essa situação, todos precisamos colaborar. CFCs, clínicas, institutos, sindicatos, etc.

Se não, será tudo pura demagogia ou puro capitalismo. 
"Não quero acreditar que tudo isso é papo pra boi dormir"

E motociclistas, urgente, parem de morrer!

O que todos poderemos fazer?
Uma coisa eu posso fazer e faço: 
* Orientar
* Formar (teoria)
* Ensinar
* Educar
* Conversar
* E opinar...
... tem que mudar as regras: 
a categoria "A" não poderá ser Primeira Habilitação, terá que ser adição e somente depois de comprovada experiencia  mínima de 2 anos de trânsito na categoria "B"
...mais 70%  das motos em circulação são usada para trabalho, em serviços de motoboy ou  motofretista. Tem que haver cursos de atualização e cursos específicos segundo a Resolução 350 do CONTRAN e  grande parte exercem atividade remunerada precisam também de curso segundo a própria Resolução 350. A qual "entra em vigor com efeitos a partir de 180 dias após publicação." 18/06/2010 foi a data da publicação.
Ou seja, é negligencia do órgão ou dos órgãos em relação a colocar em prática uma lei que não será comprida, muito menos fiscalizada,  por conta do órgão não oferecer o curso.

"Encher linguiça pra dizer que tá trabalhando não adianta!"

E pra encerrar esse assunto (por enquanto) sempre oriento aos meus alunos de Primeira Habilitação, que ao passarem no exame prático, seja de moto ou de carro e receberem a Permissão Para Dirigir - PPD andem primeiramente no seu bairro, nas ruas mais tranquilas. Pois, eles passaram no exame, porém, ainda não aprenderam a dirigir e nem a pilotar.


Quando dizemos que alguém está sem preparo para manusear, conduzir ou administrar algo. 
O motivo está na formação em que ele recebeu. 
Ou seja, falta-lhe habilidade, conhecimento e atitude = COMPETÊNCIA.


Eles tem a vontade. Receberam o conhecimento.
Falta habilidade (Treinamento continuo)  


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Para a  1ª Câmara de Direito Público do TJ/SC não é legal. A 1ª Câmara de Direito Público do TJ julgou parcialmente procedente apelaç...