sábado, 19 de junho de 2010

RESOLUÇÃO 350 DO CONTRAN


É com certeza um grande avanço no que diz respeito e preservação da vida a Resolução 350 do CONTRAN para educar os motociclistas.

Já era tempo! Pois a cada dia morrem motociclistas de maneira exagerada em todo Brasil.


O Art. 1º Instituir curso especializado obrigatório destinado a profissionais em
transporte de passageiro (mototaxista) e em entrega de mercadorias (motofretista), que
exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas.

Carga horária, requisitos para matrícula, estrutura curricular, abordagem
didático-pedagógica e disposições gerais dos cursos

1. Carga horária
30 (trinta) horas-aula.

2. Requisitos para matrícula
· Ter completado 21 (vinte e um) anos.
· Estar habilitado no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria “A”.
· Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira
Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar
impedido judicialmente de exercer seus direitos.

3. Estrutura curricular
Módulo Disciplina Carga
Horária
Ética e cidadania na atividade profissional 3 h/a
Noções básicas de Legislação 7 h/a
Gestão do risco sobre duas rodas 7 h/a

MÓDULO I
Básico
Segurança e saúde 3 h/a

MÓDULO II
Específico
Transporte de pessoas
ou
Transporte de cargas
5 h/a

MÓDULO III
Prática de Pilotagem Profissional
Prática veicular individual específica (carga ou pessoas) 5h/a

Total 30 h/a

Maiores informações aqui

EDUCAÇÃO FAZ PARTE DA VIDA

10 comentários:

Anônimo disse...

beleza!o que vem é legal,eu acho que estava na hora organizar,e ater mesmo valorizar os meninos que trabalha nas categoris.Mas tenho uma pergunta a fazer quem é instrutor de auto escola e tem a atividade de mototaxista nas horas de folga tem que fazer o curso?
meu e-mail para resposta: danilodurao1@hotmail.com

Anônimo disse...

EDMILSON MOURA, DIZ nós os MOTOTAXIS E MOTOBOYS, estsmos de parabens, por ter recebido das Autoridades os DEPUTADOS, SENADORES e o sancionar pelo Presidente LULA, nosso Presidente VARONIL, mais falta uma coisa é nós ter um espaço diferenciado na PREVIDENCIA SOCIAL DO BRASIL, com muita humildade.
Ass: Edmilson Moura
Bacabal-MA.

Anônimo disse...

VOLTEI, pra pedir a vossa ATENÇÃO, pra DIZER, que o RECEBER é a LEI 12009 DE 29 DE JULHO DE 2009, e o CONTRA baixou a RESOLUÇAO NUMERO 350, que vem EDUCAR, a CATEGORIA de Mototaxista, Motoboys e Motofrete, deste BRASIL VARONIL, com muita humildade.
Ass: EDMILSON MOURA
Bacabal-MA.

Unknown disse...

Achei esta resolução muito fraca. já que, nunca divulgam o indice de acidentes com motociclistas. Só falam nos motoboys, e os motociclistas? segundo um levantamento que fiz só 30% dos acidentes com moto são motoboys. Portanto, acidentes com motos de passeio irão continuar, e os motoboys continuarão a levar a culpa toda.

Alexandre Basileis disse...

Pois é Vitor Filho, Porém, o investimento que está sendo feito na educação de trânsito e a fiscalização que vem acontecendo a tendência é que caia estes índices que estão alarmantes

Anônimo disse...

alexandre vc poderia me responder se existe um telefone de contato para posiveis denuncias ,daqueles que se recusarem a fazer o curso,ou vai ser igual o curso do moop transporte coletivo e transporte de passagueiros e transporte de emergência que 90% dos motoristas de ambulânia não tem inclusive aqui da minha cidade, epor trabalharem em orgão publico não existe punição,será que o moto frete não vai ser ogual? meu telefone (45)99458778 divulgo este cursos e até fazemos através do instituto , mas na verdade ninguém se interessa pois não a cobrança, quem vai cobrar o moto frete ? vc ?

Anônimo disse...

não vou fazer este curso pois sei que na minha cidade não vai ser cobrado,isto chama-se fogo de palha

Anônimo disse...

mora na cidade de ubiratâ trabalho na liquigás, o pessoal da liguigás disse que a gente não prescisa deste curso prescisamos do moop,trabalhamos com as motos fazendo entrega de gás o que vc me diz prescisamos ou não ,quero garantir meu emprego, e qual será a punição para quem não tem, este curso

RCBF Imperatriz disse...

todos os dias acho que nada pode piorar, aí vem o CONTRAN e abre uma brecha pra sermos mais uma vez iludidos. a resolução é boa, as normas bem legais, agora a forma de fiscalizar que se for da mesma maneira dos CFCs (auto escolas) não vai mudar nada no transito.

Anônimo disse...

sou mototaxista da cidade de Bastos interior de SP na minha cidade mototaxistas são regulamentados pela prefeitura mais não são fiscalizada, não tem regra alguma depois de entrar em vigor as resoluções do contran quem fiscalizara.

O GOVERNO TE ENGANOU

  Lançado em janeiro de 2022, com o início das operações em abril do mesmo ano, o Cerco Inteligente conta com 843 câmeras ativas em 290 pont...